7 razões para você não ter uma religião

Tempo de leitura: 5 minutos

As pessoas costumam sempre me perguntar: ei, qual a sua religião?

Para evitar dar explicações ou ter que lidar com aquela cara de espanto da pessoa ao ouvir minha resposta, costumo dizer que sou católico. Tudo isso fruto da minha família ser geralmente dessa religião.

Mas a verdade é que não tenho religião, não possua nenhuma. E antes de prosseguir nesse texto preciso explicar um conceito.

Na verdade esse conceito é a diferença entre religião e doutrina religiosa.

Religião tem o seguinte conceito segundo a Wikipédia:

Religião é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais.

Ou seja, a religião é um tema abrangente que fala sobre o homem e a espiritualidade.

doutrina religiosa é um conjunto de princípios que servem de base a um sistema, nesse caso um sistema religioso.

Então o que você conhece como cristianismo, islamismo, budismo, espiritismo, católico, evangélico e tantos outros, são na verdade doutrinas religiosas.

Mas por uma questão de costume chamamos tudo isso apenas de religião, por esse motivo o título desse texto é “7 razões para você não ter uma religião”. Mas a verdade é que você não deveria ter uma doutrina religiosa.

Hoje venho te dar diversas razões para você não seguir nenhuma religião.

Se você possui uma doutrina religiosa, é hora de repensar a sua situação.

Preparado para conhecer as 7 razões? Então vamos lá!

1- Elas possuem regras rigorosas

Todas as doutrinas possuem regras pré-estabelecidas.

Regras geralmente muito antigas e muito rigorosas.

Algumas te impedem de comer carne em determinada data.

Outras impedem de usar certas roupas, de beber cachaça, ou até de comer a mulher do próximo. Mas todas, sem exceções, possuem regras que te limitam de fazer várias coisas.

E não sei você, mas gosto de ser livre para tomar minhas próprias decisões.

2- Falham em interpretação

Sinceramente acho que todas as pessoas que administram as doutrinas deveriam fazer um bom curso de interpretação de texto.

No cristianismo temos a Bíblia, e sempre eles interpretam da forma que bem quiserem.

Exemplos não faltam, condenam a virgindade, o sexo sem ser depois do casamento, etc, e tudo baseado em apenas interpretações de textos que foram escritos a milhares de anos, por pessoas que nem imaginavam que um dia eu que vos falo teria um blog super bem visitado.

3- Desrespeitam as outras doutrinas religiosas

A minha religião é a certa, e todas as outras estão erradas”.

É geralmente assim que está enraizado na mente de quem segue uma religião.

Mesmo que não fale dessa forma, no fundo a maioria das doutrinas transmitem isso.

Transmitem que as pessoas que escolheram seguir outros princípios estão totalmente erradas.

Respeito, e a falta dele, é um dos motivos para você não possuir nenhuma religião.

4- Te impedem de descobrir a verdade e fazer suas escolhas

Assim proibiu Deus a Adão e Eva de comerem do fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.

Nessa passagem tão conhecida por muitos revela que o cristianismo, em particular, não gostaria de deixar as pessoas terem o conhecimento de tudo, inclusive do mal.

O que as doutrinas querem é que você conheça apenas do que é importante para elas, importante o suficiente para que você continue com elas e não resolva seguir um caminho diferente.

Portanto, meu trabalho aqui é fazer você pensar de forma diferente, é te entregar a verdade e deixar que você tome suas próprias decisões.

5- Fazem você não pensar

Religiões não querem que você pense.

Elas querem que você execute o que elas mandarem.

Por isso conhecimentos mais avançados são reservados aos grandes sacerdotes das religiões, as pessoas que comandam.

Os peões, ou as pessoas comuns como eu e você, não são permitidas questionar, apenas seguir o que já foi dito por alguém mais inteligente que você.

6- Não deixam você ir atrás dos seus sonhos

O que são sonhos para um dalit que vive no hinduísmo?

O que são sonhos para alguém de classe baixa, que pena para conseguir sobreviver ganhando um salário mínimo, e que ainda é obrigado a fazer contribuições para a igreja, e deixar seu cartão de crédito com o pastor, sem esquecer a senha é claro.

Dependendo do que for o seu sonho, se ele não se encaixar nas “regras”, não será permitido realiza-lo.

Afinal, é muito errado ficar extremamente rico, quando as pessoas estão passando fome por aí.

É melhor mesmo você continuar ganhando o seu mísero salário e se contentar em não alcançar seus sonhos.

7- Tem problemas em gozar no sexo

Essa aqui é a razão principal de não seguir nenhuma religião.

É que todas elas tem problema com o sexo, ao menos todas as quais conheço.

Umas impedem de fazer antes do casamento, outras somente com um parceiro fixo, outras a mulher não pode sentir prazer, e tantos problemas e dificuldades que elas tem.

No final acaba sendo impossível aproveitar de verdade o sexo caso você esteja muito focado e seguindo as regras da sua doutrina religiosa.

Onde fica o prazer? O orgasmo? O tesão? Em colocar o pau pra fora e enfiar com muita força. Além da questão de mulher com mulher, e homem com homem.

O que seguir então?

Uma palavra: liberdade.

Não siga nada, apenas se conecte diretamente com o seu superior, ou superiores, caso você deseje.

Você não precisa de um intermediário para falar com o seu Deus, ou seja lá como você chame esse ser superior.

Você precisa apenas acreditar que existe algo maior que você, e ser livre para fazer suas próprias escolhas.

Uma dica é o deísmo, que não é uma doutrina religiosa, é apenas uma forma livre de pensar.

Portanto pense, você não precisa de ninguém dizendo o que você deve ou não fazer, alguém que mal conhece a sua história e pelo que você tem passado.

16 Comentários


  1. Hoje você é obrigado a aturar esses evangélicos insuportáveis pregando aos gritos em todos lugares da cidade. Nunca gostei de religião, igreja, qualquer coisa do tipo. E quando falo isso, surge aqueles olhares de espanto de alienados e ignorantes como se eu já tivesse condenada por isso. Estudo, Não bebo, não fumo, meu primeiro namorado foi aos 21 anos e sei o que o errado e o certo. Sou uma pessoa de muitos princípios e não precisei de religião pra isso. É como diz a frase: Quem precisa de religião pra ser bom, não é bom, é um cão adestrado. Criei um abuso de pessoas que adoram bancar de Deus na terra e acham que estão salvas pq vivem na igreja. Tiram da bíblia apenas o que lhe convém, usam Deus como escudo de proteção e tudo de errado que eles fazem é culpa do diabo. Fora o fato, que parece que estão ali só por medo do inferno e pra garantir seu lugarzinho no céu, e não pra louvar de coração.
    Acredito em Deus mas não na bíblia. E estou no MEU DIREITO. Sigo minha vida como acho melhor, sem pastor, padre ou qualquer “lider” religioso que não sabe nem da vida dele o que dirá da minha.

    Responder

    1. Falou bem garota, estou com você nessa filosofia. Faço minhas suas palavras, sou um deista, e parece que você também.

      Responder

    2. Eu penso da mesma forma acredito em Deus sim é tento fazer as escolhas certas .quem planta o bem colherá o bem quem planta o mal colherá o mal agradeço toda a noite a Deus mais não creio em.religiao nenhuma religião causa guerra e conflitos besta no mundo

      Responder

    3. Adorei o que você escreveu Jessica Souza, também penso como você; infelizmente as pessoas me olham torto por isso, tenho que fingir que sou de uma religião, pois se não me condenam.Eu acredito em Deus, então posso ser considerada uma ” Deísta ” , mas é complicado, eu conheço muitas pessoas, até mesmo familiares e amigos que são fanáticos religiosos, que deixam o padre o pastor decidir por eles, até mesmo dizer se ele esta certo ou errado. Sabe são tantas coisas que vejo e não entendo e não quero nem entender. Pessoas se curvando diante de uma imagem de concreta, que eles chamam de ”Santo”, pedir milagres a santos,sabe, não entra isso na minha cabeça não.Vou até ter que menir meu nome, para não sofrer represálias. Eu queria ser livre, e fazer tudo o que o meu coração manda. O fato de eu não ter nenhuma religião e o pior ainda, de não ser batizada, a galera que eu conheço me condena, falam assim ” e você morrer amanhã, pra onde vai a sua alma”, sabe é uns papos assim. Quem sabe esse mundo mude, e as pessoas possam aceitar o fato de outro ser humano querer ser o que ele quiser. Abraços Jessica. Sou uma garota de 28 anos e quero ser livre para seguir o que o meu coração mandar. M.F.C São- Paulo.

      Responder

    4. Perfeitamente!! Disse td!! Vejo mto mesmo as pessoas irem à igreja por busca de salvação, pois são interesseiras, n buscando a Deus de coração. Tenho pena delas. Se privam de tantas coisas no mundo para uma “vida eterna” dps de mortos! Onde já se viu um Criador q iria querer q sua propria criação não experimentasse dos desejos e mundo q ele mesmo criou? Um Criador q quisesse q sua criatura apenas o adorasse é um egoísta, um general que busca obter soldados. Pois não acredito nesse Deus. E sim, numa força inexplicável criadora do universo q é regido com suas próprias leis. Autossuficiente, o Criador interfere sutilmente apenas quando se é necessário.

      Responder

    5. Muito obrigado por alimentar meu pensamento nesta direção,
      Quem é bom , não precisa de Deus para provar que é bom,
      Somos seres inteligentes e não,um cão adestrado.

      Responder

  2. A inconsciência ou discernimento ou cegueira cósmica pode produzir algo pitoresco, dramático e autofágico. Quando o homem rompe a fronteira humilde da inteligência do silêncio, em matéria de religião por exemplo e dá uma de sabichão ele se autotransmuta em revólver na mão de macaco malabarista: sai tiro pra todo lado, inclusive contra si próprio…:)

    Responder

  3. Fui batizada na religião católica, mas não quero seguir essa religião. Porque as pessoas que mais vão à missa são as que têm o diabo a viver dentro delas, porque enganam as pessoas, dizem que se pagarem à igreja por uma missa rezam para as pessoas descansarem em paz. Mas depois nós vemos o padre com um BMW de 30,000€ se ele não trabalha a não ser na igreja onde ele arranja tanto dinheiro desse mesmo lugar, do bolso das pessoas que são enganadas.

    Responder

  4. Aqui na minha cidade o padre possui uma camionete de luxo, de aproximadamente 100mil, de onde vem esse dinheiro? Pessoal esqueça as religiões vamos acreditar somente em Deus que é superior, independente de religiões.

    Responder

  5. acho que Deus nos criou para sermos LIVRES…. mais sempre levo esta frase comigo “o que EU planto eu colho”.

    Responder

  6. Eu sempre acreditei que Deus é apenas uma forma que o homem criou para justificar sua doutrinas.

    Responder

    1. Idiotas hoje em dia o mundo esta assim porque as pessoas não querem ter regras, tudo na vida tem quer ter ragras quanta baboseira, se as pessoas vivessem conforme a biblia as todos se respeitavam e o mundo não estaria essa partifaria como dizia o sr Enéas!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *