Quem escreveu a Bíblia?

Quem escreveu a Bíblia?

Tempo de leitura: 3 minutos

Deus, Jesus, Maomé? Quem de fato escreveu a Bíblia?

Para entender a fundo esse mistério precisamos conhecer o que de fato é a Bíblia.

A Bíblia não é um único livro produzido por uma determinada editora. Na verdade ela é uma coleção de 66 livros.

Ao longo dos anos, diversos homens produziram textos a respeito da religião.

Textos esses que contavam histórias e passavam conhecimentos.

Esses textos originais, e depois suas traduções, foram passados de geração em geração, e distribuídos pela população.

Com o tempo, alguém, e não sabemos exatamente quem, teve a ideia de reunir esse monte de textos em um único livro, criando a sim a Bíblia.

Curiosidade sobre os capítulos e versículos

O que você não sabe é que a Bíblia já teve diversas versões, livros foram tirados e outros adicionados, até termos a versão cristã de hoje com 66 livros.

Ainda durante o seu desenvolvimento, no século 13, o clérigo inglês Stephen Langton, que mais tarde se tornou arcebispo de Cantuária, dividiu a Bíblia em capítulos.

Cerca de 300 anos depois, na metade do século 16, o renomado impressor e erudito francês, Robert Estienne, tornou as coisas ainda mais fáceis. Ele então dividiu os capítulos em versículos.

Caso não tenha ficado claro, a escrita dos textos da Bíblia é feita originalmente de forma corrida, como um texto de ficção.

Os capítulos e versículos foram uma forma que esses dois homens encontraram de facilitar o estudo, e até mesmo divulgação de parte da Bíblia, o que hoje faz muito sentido.

Imagina dizer segundo o livro de Mateus, na linha 23, se for lida na minha Bíblia, que tem o formato de 20x25cm.

É muito mais fácil dizer Mateus, capítulo 1, versículo 13.

Construção dos livros da Bíblia

Portanto você já percebeu que a Bíblia é uma construção de muitas pessoas envolvidas, o que deve ter durado até sua versão final, cerca de 1.600 anos.

Continuando nossa história, durante o Concílio de Trento (8 de abril de 1546), foi que os bispos católicos definiram que a Bíblia é composta por 73 livros e Lutero, acolhendo o Antigo Testamento conforme a Bíblia Hebraica, afirmou que era composta por 66 livros (o que temos atualmente).

E quem escreveu?

Cada livro da Bíblia, por exemplo Gênesis, foi escrito por uma pessoa, ou um conjunto de pessoas. Segundo a tradição, todos eles durante uma inspiração divina.

A autoria dos primeiros 5 livros (Gêneses, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) é atribuída a Moisés.

O livro de Tiago foi “escrito” por Tiago, irmão de Jesus.

Existem até autores que se atribui a escrita de mais de um livro, como Paulo, que teria participado da escrita de 13 livros da Bíblia.

O livro de Salmos é um conjunto de poemas escritos por várias pessoas diferentes, como Davi, Salomão, Moisés e vários sacerdotes.

Apesar disso, algumas coisas precisam ser ditas.

A primeira é que todos os originais da Bíblia foram escritas por homens, em suas próprias línguas.

Parte do original do livro de Isaías.

Devido a isso a Bíblia foi traduzida diversas vezes, como para o nosso português, o que fez, com certeza, com que muito do texto tenha sido modificado ao longo do tempo.

Além disso, a língua se atualiza, e uma palavra que tinha um significado no passado, hoje pode ter outro.

Reza a lenda que muitos manuscritos originais da Bíblia estão guardados na Biblioteca do Vaticano, alguns até as sete chaves nos “Arquivos secretos do Vaticano” (local bem retratado no livro Anjos e Demônios).

Outra hipótese bastante aceita é que muitos dos livros da Bíblia tenham sido escritos por diversas pessoas desconhecidas, que depois atribuíram sua autoria a pessoas como Moisés.

Se você quiser saber quem supostamente escreveu cada capítulo, é só dar uma olhada nessa tabela aqui.

Com informações de Super Interessante, Respostas Bíblicas, JW (1)(2), A Bíblia e Wikipédia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *